Portugal Sou Eu leva 14 artesãos certificados à 37.ª edição da Feira Internacional do Artesanato
Este ano, o espaço Portugal Sou Eu (stand 1A02) contará com a participação de 14 empresas artesãs aderentes, com marcas certificadas pelo programa, provenientes de várias áreas – nomeadamente moda, bijuteria, cerâmica, têxtil e decoração. O público poderá contactar diretamente com os artesãos, assistir a demonstrações ao vivo de ofícios tradicionais e inovadores e conhecer o valor do selo Portugal Sou Eu.
Alguns expositores irão ainda apresentar trabalhos a concurso nas categorias de artesanato tradicional e contemporâneo promovidas pela organização da FIA.
A adesão de artesãos ao programa Portugal Sou Eu é simplificada para os titulares da Carta UPA – Unidade Produtiva Artesanal, atribuída pelo CEARTE.
Atualmente, o programa conta com mais de 4 500 empresas registadas, das quais cerca de 2 000 com processo de adesão concluído. Estão qualificados mais de 19 500 produtos e serviços, com um volume de negócios agregado superior a 12 mil milhões de euros. O setor do artesanato representa 23% do total de produtos certificados.
Empresas presentes no espaço Portugal Sou Eu na FIA 2025: aldimdesign – Acessórios de vestuário; Atelier Cer-Amar-Te – Cerâmica decorativa; Casa Assisrego – Bordados; Casa da Matilde – Vestuário infantil; Extravaganzia by Laura Pinho – Bijuteria; JALO – Peças em cobre e latão; JANELA D'ALMA – Têxteis para o lar; Maria Pitanga – Macramé e tecelagem; Noor cerâmica – Cerâmica decorativa; Pássaro de Seda – Cerâmica decorativa; SOFIOSKA – Acessórios; soledade lopes – Bijuteria; Tetelé artesanato – Macramé; Zé Luís – Cerâmica decorativa

O Portugal Sou Eu lança campanha para cativar novas empresas aderentes ao programa
O Portugal Sou Eu lançou, recentemente, uma campanha para cativar novas empresas aderentes ao programa. Até dia 2 de julho, há descontos para novas adesões e para renovações.
Atualmente, o Portugal Sou Eu tem mais de 4.500 empresas registadas, das quais cerca de 2.000 com processo de adesão concluído.
Com o selo Portugal Sou Eu estão qualificados mais de 20 mil produtos e serviços que, no conjunto, representam um volume de negócios agregado superior a 12 mil milhões de euros. A maioria dos produtos tem marcas registadas, sendo que 57% são do setor da alimentação e bebidas e 23% correspondem às atividades de artesanato.
Dirigido ao setor Primário, Indústria, Serviços, Artesanato, Comércio a Retalho e por Grosso, Restauração e Alojamento com Restauração, o Portugal Sou Eu sinaliza, através da atribuição do selo, os produtos e serviços que geram valor em Portugal

Portugal Sou Eu comemora o Dia da Produção Nacional
O Portugal Sou Eu comemora, uma vez mais, o Dia da Produção Nacional, que se celebra a 26 de abril. Este ano, o Portugal Sou Eu vai fazer chegar as suas mensagens ao público consumidor e às empresas, no Mercado do Bolhão, no Porto, que será palco nos dias 24 e 26 de abril de uma ação de sensibilização e ativação da marca.
Uma banda de músicos vai circular pelo recinto do mercado para distribuir brindes Portugal Sou Eu e “apoiar” os portugueses que fazem compras num espaço onde os produtos nacionais são reis.
Dirigido ao setor Primário, Indústria, Serviços, Artesanato, Comércio a Retalho e por Grosso, Restauração e Alojamento com Restauração, o Portugal Sou Eu sinaliza, através da atribuição do selo, os produtos e serviços que geram valor em Portugal.

Selo “Portugal Sou Eu” conquista notoriedade e influencia decisões de compra
O "Estudo de Notoriedade do selo Portugal Sou Eu & Impacto da Origem na Decisão de Compra", realizado pela QSP (Consultoria de Marketing), em 2021, revelou que o selo “Portugal Sou Eu” tem vindo a consolidar-se como uma referência nacional no consumo consciente e valorização da produção portuguesa. A notoriedade assistida do selo disparou para 81,2%, um crescimento expressivo face a anos anteriores. Ainda assim, a notoriedade espontânea é ainda um desafio de comunicação num cenário mediático saturado de símbolos e mensagens sobre origem e autenticidade.
A campanha de comunicação do selo teve um maior impacto nos meios audiovisuais tradicionais, sobretudo através dos spots televisivos. Vídeos com foco direto nos produtos tiveram bom envolvimento. Um bom pronuncio, 24% dos consumidores afirmam ter alterado os seus hábitos de compra após a exposição à campanha, destacando a sua eficácia na sensibilização para o consumo nacional.
O estudo reforça que a origem dos produtos é um fator decisivo na compra de bens como vinhos, azeites e frutas, sendo valorizada pela sua ligação à qualidade e pelo impacto positivo na economia portuguesa.
Por fim, os consumidores associam a marca Portugal a valores como qualidade, autenticidade e responsabilidade social. O selo “Portugal Sou Eu” emerge, assim, não apenas como um elemento de certificação, mas como símbolo de orgulho nacional. Os dados reforçam a importância de investir em comunicação mais empática, clara e visível, para que o selo continue a desempenhar um papel estratégico na valorização dos produtos portugueses.

Portugal Sou Eu marca presença na Feira Nacional de Agricultura com 28 empresas aderentes
O programa Portugal Sou Eu vai estar na 61.ª edição da Feira Nacional de Agricultura (FNA), que decorre entre 7 e 15 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, com 28 empresas aderentes dos setores da alimentação, bebidas e artesanato.
O espaço Portugal Sou Eu será palco de diversas iniciativas, incluindo degustações e showcookings, promovendo o contacto direto com produtos nacionais com o selo do programa.
Na Nave A (Salão Prazer de Provar), os visitantes poderão conhecer uma seleção de produtos portugueses com o selo Portugal Sou Eu. A Mercadona, enquanto empresa aderente, dinamiza o espaço com sessões de showcooking protagonizadas pela chef Tia Cátia.
Paralelamente, na Nave C, dedicada ao artesanato, estarão presentes unidades produtivas artesanais aderentes ao Portugal Sou Eu, que irão demonstrar técnicas tradicionais ao vivo, valorizando o saber-fazer nacional.
O programa Portugal Sou Eu conta com mais de 4.500 empresas registadas, das quais cerca de 2.000 já concluíram o processo de adesão. Mais de 1.000 estabelecimentos possuem o estatuto de Estabelecimento Aderente.
O selo já foi atribuído a mais de 19.500 produtos e serviços, que representam, no conjunto, um volume de negócios superior a 12 mil milhões de euros. 57% das empresas aderentes são do setor alimentar e de bebidas e 23% estão ligadas à atividade artesanal.
Este ano, a FNA destaca-se pela temática das biosoluções, refletindo a aposta do setor agrícola na inovação e sustentabilidade, com enfoque na redução do impacto ambiental, maior eficiência na utilização da água e promoção da biodiversidade.

Exportações e importações aumentaram, respetivamente, 7,8% e 7,1% - 1.º Trimestre de 2025
"A estimativa rápida do Comércio Internacional de bens do 1º trimestre de 2025 aponta para acréscimos nas exportações e importações de, respetivamente, 7,8% e 7,1%, em termos nominais e em relação ao período homólogo. No entanto, é importante referir que estas variações refletem, tal como aconteceu nos trimestres anteriores e em especial nas exportações, acréscimos nas transações de bens com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda, sem mudança de propriedade.
As transações de bens aumentam, assim, pelo terceiro trimestre consecutivo, acelerando face ao anterior, em que as variações homólogas foram de 3,9% nas exportações e 6,2% nas importações."
Para mais informações, aqui.

Balança de pagamentos e posição de investimento internacional: nota de informação estatística de dezembro de 2024
"A estimativa rápida do Comércio Internacional de bens do 1º trimestre de 2025 aponta para acréscimos nas exportações e importações de, respetivamente, 7,8% e 7,1%, em termos nominais e em relação ao período homólogo. No entanto, é importante referir que estas variações refletem, tal como aconteceu nos trimestres anteriores e em especial nas exportações, acréscimos nas transações de bens com vista a ou na sequência de trabalhos por encomenda, sem mudança de propriedade.
As transações de bens aumentam, assim, pelo terceiro trimestre consecutivo, acelerando face ao anterior, em que as variações homólogas foram de 3,9% nas exportações e 6,2% nas importações.."
Para mais informações, aqui.

Em 2023, as novas empresas geraram 4,7 milhões de euros de volume de negócios
"Em 2023, das 1 526 926 empresas ativas em Portugal, 246 741 nasceram nesse ano, refletindo um crescimento de 6,3% face ao ano anterior (+24,1% em 2022). No mesmo ano, estima-se que o número de mortes tenha atingido 175 457 empresas (+0,1%), registando um crescimento inferior ao dos nascimentos. A proporção de empresas sobreviventes 1 ano após o nascimento fixou-se em 73,6% (-1,9 p.p. face a 2022) e as sobreviventes 3 anos após o nascimento corresponderam a 48,9% (+0,4 p.p. em relação ao ano anterior)."
Para mais informações, aqui.

AICEP reforça apoio à internacionalização das PME, afirma Ricardo Arroja
"Em entrevista ao COMPETE 2030, o presidente da AICEP, partilhou as principais estratégias para fortalecer a internacionalização das empresas portuguesas, destacando a inovação e a captação de investimento estrangeiro.Em entrevista exclusiva à newsletter do COMPETE 2030, Ricardo Arroja, Presidente da AICEP, partilhou a visão estratégica da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal. O foco principal é a internacionalização das empresas portuguesas e o reforço da competitividade no mercado global."
Para mais informações, aqui.

Portugal Sou Eu promove inquérito junto das empresas aderentes
O Portugal Sou Eu lançou um inquérito, que termina no dia 16 de maio, junto das empresas aderentes, para apurar o nível de envolvimento no programa, a opinião sobre o atual portal e funcionalidades pretendidas para melhorar as interações com outras empresas nesta nova rede digital.
O inquérito junto das empresas aderentes. que surge no âmbito do desenvolvimento do modelo da nova rede digital do Portugal Sou Eu, tem como objetivo fortalecer a proposta de valor do programa para as empresas aderentes, reforçando a capacitação e qualificação empresarial das PME por meio de uma plataforma que facilite a colaboração entre empresas, através de funcionalidades de networking, marketplaces B2B, entre outras.
Link para responder ao inquérito: https://globaleysurvey.ey.com/jfe/form/SV_dj4I1vIrVcUUSDI

Luís Miguel Ribeiro em entrevista no Dia da Produção Nacional
No Dia da Produção Nacional, celebrado a 26 de abril, o Portugal Sou Eu fez chegar as suas mensagens ao público consumidor e às empresas, no Mercado do Bolhão, no Porto, onde o Presidente da AEP, Luís Miguel Ribeiro, esteve presente e falou com a TVI sobre os produtos nacionais.
Pode assistir à entrevista completa, aqui.
