Ficha de Projeto PSE IV

Designação do projeto | PORTUGAL SOU EU


Código do projeto | POCI-02-0853-FEDER-179372


Objetivo principal | PI 3.3 - A concessão de apoio à criação e ao alargamento de capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços
Região de Intervenção | Nuts II – Norte, Centro e Alentejo
Entidades Beneficiárias | AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (entidade líder)
                                             AIP – Associação Industrial Portuguesa, Câmara de Comércio e Indústria
                                           CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal
                                      IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

Data de aprovação | 30-05-2021
Data de início | 01-03-2021
Data de conclusão | 31-06-2023
Custo total elegível | 3 999.709,28€
                          AEP | 1 764 140,08€
                           AIP | 1 038 667,69€
                         CAP | 1 164 435,55€
                    IAPMEI | 32 447,96€

Apoio financeiro da União Europeia | FEDER: 3.399 752,90€
                                                     
 AEP | FEDER: 1 499 519,07€
                                                       AIP | FEDER: 882 867,54€
                                                     CAP | FEDER: 989 785,52€
                                                IAPMEI | FEDER: 27 580,77€
 

Outros objetivos |   1. Estimular uma mudança de atitude por parte de consumidores e empresas;
                                  2. Fidelização sustentável do consumo;
                                  3. Mobilizar transversalmente todos os agentes económicos;
                                  4. Capacitação das PME para o desenvolvimento de processos de inovação e integração na economia digital e circular

Indicadores de realização | 61 ações de promoção realizadas no decorrer do projeto
                                               4.000.000 de pessoas impactadas pelas ações de promoção realizadas no decorrer do projeto
                                               320 novas PME aderentes ao selo no decorrer do projeto e respetiva agregação por CAE
                                               5.000 novos produtos/serviços aderentes ao selo no decorrer do projeto
                                               100 novos estabelecimentos aderentes ao selo no decorrer do projeto
                                               471 empresas aderentes que renovaram a sua permanência no programa
                                               Apuramento do tempo médio, em meses, de permanência das empresas no programa

Indicadores de resultado |  35% pessoas que percecionam a incorporação de valor nos produtos e serviços aderentes ao selo no seio da população alvo do projeto
                                               35% pessoas que mudaram os hábitos de consumo face à mensagem do projeto no seio da população alvo do projeto
                                               42% PME com inovação de produto/serviço que aderiram ao selo face ao total das empresas aderentes ao selo
                                               42% produtos e serviços que incorporam princípios de economia circular e que aderiram ao selo face ao total de produtos/serviços                                                                             Apreciação da representação e diversidade setorial das empresas e estabelecimentos aderentes ao selo

Ficha de Projeto PSE III

 

Designação do projeto | PORTUGAL SOU EU

Código do projeto | POCI-02-0853-FEDER-040207

Objetivo principal | Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
PI 3.3 - A concessão de apoio à criação e ao alargamento de capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços

Região de Intervenção | Nuts II – Norte, Centro e Alentejo

Entidades Beneficiárias: AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria (entidade líder)
                                    AIP-CCI – Associação Industrial Portuguesa, Câmara de Comércio e Indústria
                                          CAP – Confederação de Agricultores de Portugal
                                     IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.

Data de aprovação | 30-10-2018
Data de início | 01-06-2018
Data de conclusão | 28-02-2021
Custo total elegível | 3 389 067,63€
                          AEP | 1 563 986,13€
                    AIP-CCI | 783 144, 17€
                          CAP |  1 031 937,13€
                     IAPMEI | 10 000,00€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER: 2.880 707,48€
                                                      AEP | FEDER: 1 329 388,21€
                                                       AIP | FEDER: 665 672,54€
                                                     CAP | FEDER: 877 146,73€
                                                IAPMEI | FEDER: 8 500,00€
Outros objetivos |    1. Estimular uma mudança de atitude por parte dos consumidores;
                                   2. Fidelização sustentável do consumo;
                                   3. Mobilizar transversalmente todos os agentes económicos;
                                  4. Capacitação das PME para o desenvolvimento de processos de inovação e integração na economia digital e circular 

Indicadores de realização | 21 ações de promoção realizadas no decorrer do projeto
2.000.000 de pessoas impactadas pelas ações de promoção realizadas no decorrer do projeto
294 novas PME aderentes ao selo no decorrer do projeto e respetiva agregação por CAE
3.165 novos produtos/serviços aderentes ao selo no decorrer do projeto
60% de empresas aderentes que renovaram a sua permanência no programa
Apuramento do tempo médio, em meses, de permanência das empresas no programa

 

Indicadores de resultado |  33% pessoas que percecionam a incorporação de valor nos produtos eserviços aderentes ao selo no seio da população alvo do projeto
                                              33% pessoas que mudaram os hábitos de consumo face à mensagem do projeto no seio da população alvo do projeto
                                              42% PME com inovação de produto/serviço que aderiram ao selo face ao total das empresas aderentes ao selo
                                              42% produtos e serviços que incorporam princípios de economia circular e que aderiram ao selo face ao total de produtos/serviços                                                                              Apreciação da representação e diversidade setorial das empresas e estabelecimentos aderentes ao selo.
 

Ficha de Projeto PSE II

Designação do projeto | PORTUGAL SOU EU
Código do projeto | POCI-02-0853-FEDER-003801
Objetivo principal | PI 3.3 - A concessão de apoio à criação e ao alargamento de capacidades avançadas de desenvolvimento de produtos e serviços
Região de Intervenção | Nuts II – Norte, Centro e Alentejo
Entidade Beneficiária | AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria
                                  AIP-CCI – Associação Industrial Portuguesa, Câmara de Comércio e Indústria
                                        CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal
                                   IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.
Data de aprovação | 30-09-2015
Data de início | 06-06-2015
Data de conclusão | 31-12-2017
Custo total elegível | 3 999 642,31€
                          AEP |1 328 352,87€
                    AIP-CCI | 1 371 325,91€
                          CAP |  1 191 263,53€
                     IAPMEI | 108 700,00€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER: 3.399 695,96€
                                                      AEP | FEDER: 1 129 099,94€
                                                AIP-CCI | FEDER: 665 672,54€
                                                      CAP | FEDER: 1 012 574,00
                                                 IAPMEI | FEDER: 92 395,00
Outros objetivos | 1. Apoiar a competitividade das empresas nacionais de modo mais duradouro;
2. Estabelecer um ambiente mais favorável à produção nacional de bens e serviços com acrescida incorporação de valor;
3. Estimular a mudança de perceção dos consumidores e das empresas, no sentido de estimularem a ligação aos produtos com atributos “Portugal Sou Eu”;
4. Estimular o surgimento de redes colaborativas empresariais que fomentem a oferta de experiencias que mais contribuam para a criação e conservação de valor em Portugal.

Indicadores de realização | 62% de aumento dos consumidores alvo relativamente ao projeto anterior
                                              3.324 empresas aderentes
                                              95% de taxa de retenção de empresas aderentes
                                              8.690 selos atribuídos a produtos e serviços
                                              390 estabelecimentos aderentes
                                              30% de empresas que aderem ao selo por via do marketing direto
                                              800 PME envolvidas em redes de cooperação
Indicador de resultado |  50% das pessoas por inquirição percecionem a incorporação de valor nos produtos e serviços aderentes ao selo Portugal Sou Eu
                                          20% das empresas aderentes ao selo com inovação de produto ou serviço