Notícias

Selo “Portugal Sou Eu” conquista notoriedade e influencia decisões de compra

O "Estudo de Notoriedade do selo Portugal Sou Eu & Impacto da Origem na Decisão de Compra", realizado pela QSP (Consultoria de Marketing), em 2021, revelou que o selo “Portugal Sou Eu” tem vindo a consolidar-se como uma referência nacional no consumo consciente e valorização da produção portuguesa. A notoriedade assistida do selo disparou para 81,2%, um crescimento expressivo face a anos anteriores. Ainda assim, a notoriedade espontânea é ainda um desafio de comunicação num cenário mediático saturado de símbolos e mensagens sobre origem e autenticidade.
A campanha de comunicação do selo teve um maior impacto nos meios audiovisuais tradicionais, sobretudo através dos spots televisivos. Vídeos com foco direto nos produtos tiveram bom envolvimento. Um bom pronuncio, 24% dos consumidores afirmam ter alterado os seus hábitos de compra após a exposição à campanha, destacando a sua eficácia na sensibilização para o consumo nacional.
O estudo reforça que a origem dos produtos é um fator decisivo na compra de bens como vinhos, azeites e frutas, sendo valorizada pela sua ligação à qualidade e pelo impacto positivo na economia portuguesa.
Por fim, os consumidores associam a marca Portugal a valores como qualidade, autenticidade e responsabilidade social. O selo “Portugal Sou Eu” emerge, assim, não apenas como um elemento de certificação, mas como símbolo de orgulho nacional. Os dados reforçam a importância de investir em comunicação mais empática, clara e visível, para que o selo continue a desempenhar um papel estratégico na valorização dos produtos portugueses