Notícias

130 Milhões de Euros com Garantia Mútua para apoiar o setor Turístico
Disponível linha de crédito com garantia mútua para financiar e requalificar projetos e capitalizar empresas do setor do Turismo.

Em 2018, Portugal foi um dos países europeus com maior crescimento no turismo. Segundo dados do World Travel & Tourism Council (WTTC), o peso do turismo na economia Portuguesa aumentou 8,1%, tendo sido a origem de 19,1% da riqueza total produzida no nosso país em 2018. 
No que respeita a 2019, o WTTC estima um crescimento do setor português do turismo e viagens na ordem dos 5,3%, mais que o dobro da média europeia (2,5%). E para apoiar este crescimento, o Governo tem sido um parceiro ativo do crescimento do setor, implementando estratégias como o lançamento de instrumentos financeiros de apoio às empresas do Turismo. 
Neste sentido, foi disponibilizada a Linha de Crédito Capitalizar Turismo 2018 / 2019 com 130 milhões de euros destinados a financiar a criação e requalificação de projetos turísticos, uma solução com Garantia Mútua que se destina também à capitalização das empresas turísticas.
A Linha Capitalizar Turismo é uma parceria entre o Turismo de Portugal, o sistema financeiro e o Sistema Português de Garantia Mútua, do qual fazem parte a SPGM, Agrogarante, Garval, Lisgarante e Norgarante, e visa apoiar investimentos na criação ou na requalificação de empreendimentos e estabelecimentos com interesse turístico em todo o território nacional.

Além da componente de financiamento associada ao investimento físico, a Linha pode financiar serviços de dívida existentes, de curto e médio prazo, que sejam demasiado exigentes face ao nível de cash-flow gerado pela própria empresa.

O montante máximo do financiamento por projeto é de 4,5 milhões de euros e, para ir ao encontro das necessidades específicas do setor, o prazo de reembolso máximo é de 15 anos, com períodos de carência de reembolso máximos de 4 anos. 
As operações de crédito a celebrar no âmbito da Linha beneficiam de uma garantia até 80% a prestar pelas Sociedades de Garantia Mútua e de uma comissão de garantia bonificada a 100%.

Últimas Notícias