GESTÃO DA MARCA E COMUNICAÇÃO

NOS MEIOS DIGITAIS

Vender pelo e com o digital

Destacar uma marca nos meios digitais está atualmente mais difícil do que há uns anos atrás. O ambiente está muito competitivo para todas as marcas no ecossistema digital. Para conseguir chamar a atenção de quem compra, hoje, é necessário ter boas estratégias de comunicação no digital, sempre distinguindo entre o vender no digital com o vender através do digital. Quais são os desafios atuais para as áreas de marketing e vendas? É uma das perguntas que vai ter uma resposta entre muitas outras respostas nesta iniciativa do PORTUGAL SOU EU. A gestão de marca e a comunicação nos meios digitais estão muito interligadas e interdependentes. Esta iniciativa vai permitir partilhar estratégias, exemplos e boas práticas de um plano de marketing e de meios no digital.

Comunicação da marca nos meios digitais [vender pelo e com o digital]

André Jacques

Executivo global com experiência em criar, crescer e melhorar a rentabilidade, o desempenho e o valor das organizações no âmbito do consumidor global. Aponta as empresas e marcas para o crescimento, através do desenvolvimento de parcerias sólidas e da criação de relações de confiança. Capaz de estruturar uma visão moderna e arrojada com base nas melhores e mais atuais práticas de gestão.

Com mais de 20 anos de carreira em Bens de Grande Consumo, onde ocupou cargos de liderança e administração no Grupo Carlsberg — Super Bock Group em Portugal; na Europa Ocidental e de Leste. Foi CMO da Porto Business School da Universidade do Porto, contribuindo para o desenvolvimento da formação executiva em Portugal. Passou pela indústria tecnológica, nas áreas da manufatura aditiva (impressão 3D), em Xangai, China e, pela impressão digital. Atualmente, é membro do Board da Wise Pirates, empresa de marketing de performance e é Partner da consultora americana Garrison Group. 

Tem grau de mestre obtido no MBA Executivo de uma das mais prestigiadas escolas de gestão da Europa, o IE de Madrid, Espanha e da Universidade de Brown, uma das Ivy League Schools dos EUA. É licenciado em Gestão, com pós-graduações em Marketing, Internacionalização e diversas formações executivas em instituições como a Erasmus Business School de Roterdão, Países Baixos, a Porto Business School, Portugal e, o IMD de Lausanne, Suíça. 
 

Mesa Redonda

João Cardoso

João Cardoso é especialista em Branding, Consultor Estratégico de várias marcas nacionais e internacionais, Brand Strategist na Erb’s creative studio, Docente convidado no IPAM Porto e no Grupo Academy.

João acredita que “a construção, comunicação e gestão de uma marca, deve ser desenhada de forma unificada. Deve ser abraçada de forma oblíqua, por todos os departamentos. O papel de um Brand Strategist é, em parte, semelhante ao de um antropólogo. Somos estudantes da cultura e defensores da significação das marcas. Isto significa que, por muito que nos custe admitir, e citando Ricardo Araújo Pereira, — Sabemos quase nada, sobre quase tudo.” 

É também autor do podcast que partilha as melhores notícias de Marketing da semana. Um podcast que vai revolucionar Portugal (ou assim espera) — Criatividade e Cenas Modernas — um podcast de Bolso sobre Comunicação, Marcas e Humor fraco.

Amante das pessoas, das palavras, do desenvolvimento pessoal e da educação, o propósito de João Cardoso é ajudar os profissionais do futuro e significar as marcas do presente.

Mesa Redonda

José Manuel Fernandes

“Olá! 
Este sou eu, made in Portugal 🇵🇹 
Sou um profissional de vendas com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de negócios e sou apaixonado por marcas. Sou licenciado em Gestão de Marketing e tenho uma pós-graduação em Gestão de Vendas. Atualmente, trabalho New Business & CRM Manager nos mercados de Internacionais.

❤️Amo o marketing e vendas desde há muito tempo, porque as marcas são pessoas e as vendas são relações,  tenho especialização em áreas como gestão de marketing e marketing digital. Procuro aprender algo novo a cada dia e desenvolvi habilidades analíticas e de liderança que me ajudam a negociar com sucesso tanto no B2B quanto no B2C.

📚Gosto de partilhar o meu conhecimento e experiência com outras pessoas, e por isso sou formador na Lisbon Digital School e professor convidado na pós-graduação no IADE. Também fui convidado para fazer parte da comunidade de criadores do Linkedin, o que me deu ainda mais oportunidades de partilhar conteúdo e conhecimento com outros profissionais.

📈Tudo isso é motivado pela minha paixão pelos resultados e pelo desejo de ver os clientes e equipas alcançar os objetivos.”
 

Mesa Redonda

Karla Martins

Karla Martins é especialista em LinkedIn & Marca Pessoal. Em 2016 mudou-se para Portugal onde enfrentou o desafio de se posicionar em um novo mercado profissional. Em 2017 criou a Karla Martins Consulting, que tem como Missão ajudar profissionais e empresas a criarem posicionamento estratégico e oportunidades de negócios no LinkedIn. Desde então, foram mais de 1.300 profissionais capacitados e empresas atendidas, através de Mentorias, Formações e Consultorias. É autora do livro Posicione-se! Guia Prático do Perfil LinkedIn e co-autora do livro Marketing Digital & E-Commerce #3 – Web Analytics e Métricas para Redes Sociais, ambos publicados em Portugal.  

Moderador da Mesa Redonda

Fernando Coimbra Lopes

Fernando é fundador e Inbound Strategist na Nível Horizontal(NHo). Ele é apaixonado por ajudar as pessoas a deixar de desperdiçar energia no dia a dia do marketing e vendas, e transformar negócios comuns em casos de sucesso. Durante mais de 25 anos, trabalhou lado a lado com empreendedores e executivos de marketing e vendas, para os ajudar a implementar planos estratégicos com base em tecnologias avançadas, estratégias de marketing inbound com alto ROI e processos de vendas eficazes, capazes de encurtar o ciclo de vendas e aumentar as taxas de fecho de negócios.

Como atingir um público-alvo através do digital

Helder Pinto

"Helder Pinto é um profissional de Marketing Digital com perfil T-Shaped Marketer, que nos últimos anos tem desempenhado funções como Head of Digital onde teve oportunidade de colaborar com marcas como NOS,NOS Primavera Sound,  MO, Smile-Up, Casino Solverde, entre outras marcas e uma latitude significativa de verticais.

Atualmente trabalha na indústria SAAS, com as marcas Racius.com e Vendus.pt, colaborando ainda com várias empresas, como Consultor, ajudando as organizações a atingir os seus objectivos através do Marketing Digital. É também formador e docente no ensino superior.”
 

PROGRAMA
14h00 - Abertura
              Paulo Vaz - Administrador da AEP
              Ricardo Abrantes - Presidente da AEA
14h05 – “Comunicação da Marca nos meios digitais” (vender pelo e com o digital)
               André Jacques
14h45 – Mesa redonda
              João Cardoso (especialista em Branding) 
              José Manuel Fernandes (apresentação de caso SumolCompal)
              Karla Martins (Inempresas)
              Moderação: Fernando Coimbra Lopes 
15h30 – Branca Pereira – Portugal Sou Eu 
15h45 – Intervalo para café
16h00 – Como atingir um público-alvo através do digital 
              Helder Pinto
16h30 – Debate e Q&A
16h45 – Encerramento 

Com o apoio de: