Workshops
Desafios para uma economia inclusiva e sustentável
Os desafios do atual contexto económico alertam para a importância de a economia e a sociedade se tornarem mais inclusivas e sustentáveis, resultando numa maior sensibilização das cadeias de abastecimento e de distribuição, para o valor acrescentado que a proximidade com a origem do produto pode ter no consumo e numa maior adaptação das empresas, obrigando-as a repensar o seu papel perante a produção nacional e perante a necessidade de promover uma maior aproximação ao consumidor.
Sendo cada vez mais consensual que as alterações verificadas na economia quer a nível nacional quer a nível internacional, em consequência do atual contexto, permanecerão no modelo económico futuro, é importante e urgente repensar e reestruturar a cadeia de valor das empresas nacionais. Alguns dos caminhos apontados para a desejada retoma da economia são a reconversão da atividade das empresas para a produção, a substituição das importações pela produção nacional e a aposta em canais digitais para a realização de negócios.
A crise provocada pela pandemia veio reforçar a perceção do risco de excessiva dependência de mercados mais longínquos ao nível das cadeias de valor globais e, indireta, mas espontaneamente (surgindo com novo enfase na comunicação de marcas globais), o impacto ambiental dessas mesmas cadeias de valor.
A crise geopolítica não fez mais do que sublinhar este risco.
Na tentativa de dar resposta a estes desafios o Programa Portugal Sou Eu vai dar inicío a uma série de workshops precisamente com o tema "Desafios para uma economia inclusiva e sustentável", pelas 11h30 do próximo dia 15 de setembro, no CNEMA, em Santarém.
Para aceder ao Programa e formalizar a sua inscrição clique aqui!
